Desafios mais comuns na gestão de ativos elétricos e de automação que podem colocar o seu negócio em risco

31.08.2023 | Por: administrador

Desafios mais comuns na gestão de ativos elétricos e de automação que podem colocar o seu negócio em risco

Imagine ter um carro, mas negligenciar a sua manutenção – mudanças de óleo e verificações de serviço irregulares, pneus gastos ou nenhuma substituição de fluidos. Já teve aquele cheiro de carro novo e funcionou bem. Mas quanto tempo até que ele quebre e deixe você preso?

O mesmo acontece com ativos elétricos e de automação.

Seja devido a restrições de tempo ou orçamentais, falta de conhecimento sobre tecnologia complexa, reforma da mão-de-obra ou outras questões prioritárias – a gestão diferida de activos pode levar a deficiências de manutenção nos activos eléctricos e na infra-estrutura. Quanto tempo até que isso te deixe preso? A resposta curta é ‘não muito’.

A manutenção diferida de ativos pode ser cara. Estudos mostram que cada dólar diferido gera uma despesa futura de quatro dólares , sem incluir possíveis danos colaterais.

Juntamente com esta visão, reunimos dados ao longo da última década através de nossas auditorias no local e análise de dados , revelando alguns resultados interessantes comuns a quase todas as instalações de instalações.

Cinco descobertas de nossas auditorias de clientes

Estamos gratos por ter tido a oportunidade de trabalhar com nossos clientes ao longo dos anos e apreciamos os valiosos insights que conseguimos capturar em nossas auditorias locais.

Aqui estão os principais insights que descobrimos:

1) 98% dos locais apresentavam riscos potenciais à segurança do operador e da instalação elétrica

Quase sem exceção, todos os locais apresentavam riscos diretos de segurança, incluindo:

  • Partes energizadas acessíveis sob tensão
  • Danificado ou falta de equipamentos ou equipamentos de proteção individual (EPI)
  • Cabos corroídos
  • Sistemas de isolamento danificados
  • Equipamentos subestimados (vs. valor nominal da instalação).

Esses riscos potenciais podem ser desastrosos — fatalidade, incêndio elétrico, má continuidade do serviço e danos à imagem da empresa.

2) 76% não tinham ou tinham apenas sistemas parciais de monitoramento elétrico ou digital

As instalações têm uma visão mínima da sua infraestrutura elétrica sem dispositivos digitais conectados, como medidores de energia e sensores; eles têm uma visão muito limitada da sua infra-estrutura eléctrica. Sem os sensores certos, o pessoal de manutenção terá dificuldade em identificar e resolver problemas antes que estes causem paralisações ou danos ao equipamento.

3) 98% dos sites não seguiram as recomendações de manutenção do fabricante

Seguir as recomendações do fabricante é crucial; no entanto, a maioria das instalações auditadas não o fez. Não fazer isso pode resultar em:

  • Garantia evitada, responsabilizando a instalação por quaisquer reparos ou substituições
  • Um aumento nos riscos de falha e na operação inadequada dos dispositivos de proteção pode levar ao desligamento
  • Equipamentos menos eficientes levam a custos mais elevados no local e (em alguns setores como cuidados de saúde ou serviços de alimentação) deixam uma instalação em não conformidade com regulamentos e diretrizes que exigem procedimentos de manutenção específicos

4) 79% usavam equipamentos elétricos obsoletos

Uma instalação elétrica típica pode ter mais de 10 anos. Dependendo de como uma base instalada foi gerenciada, vários dispositivos no sistema podem estar obsoletos – o que significa que um dispositivo não está mais disponível ou não pode ser reparado.

Se esses dispositivos permanecerem operacionais, geralmente não haverá nenhum problema perceptível, mas e se ocorrer uma avaria? Os operadores das instalações enfrentam maior tempo de inatividade, possíveis riscos de segurança e redução da eficiência. Equipamentos elétricos obsoletos também são incompatíveis com a tecnologia moderna, limitando a capacidade de acesso a recursos digitais.

5) 71% não possuem peças de reposição para garantir a continuidade do serviço

A maioria dos sites tem dificuldades com o gerenciamento de peças de reposição. Identificar o inventário certo versus a continuidade do serviço e a criticidade dos alimentadores pode rapidamente se tornar uma dor de cabeça. Além disso, o tempo de fabricação/produção de alguns equipamentos pode chegar a várias semanas.

Qualquer paralisação pode levar a perdas significativas de produção e financeiras em muito pouco tempo.

Como os serviços de gerenciamento de ativos podem ajudar

Esses insights ressaltam os desafios da manutenção de uma instalação elétrica. Os serviços de gerenciamento de ativos fornecem aos gerentes e proprietários de instalações orientação especializada sobre o gerenciamento e a manutenção de seus sistemas elétricos e ajudam a garantir que os ativos elétricos estejam sempre seguros e funcionando com eficiência máxima.

Nossos consultores especializados ajudam a garantir um relacionamento de serviço bem-sucedido e de longo prazo ao:

  • Ajudando você a identificar e mitigar riscos potenciais
  • Melhorar a visibilidade da infraestrutura através da implementação de sistemas de monitoramento elétrico e digital
  • Recomendar as melhores práticas de manutenção para evitar tempo de inatividade e danos ao equipamento
  • Garantir que suas instalações elétricas sejam bem projetadas para ajudar a evitar possíveis problemas de segurança e estejam preparadas para o futuro para se adaptarem às evoluções da estratégia da empresa.
  • Fornecendo soluções de gêmeos digitais para digitalizar diagramas elétricos unifilares em papel, permitindo manutenção e gerenciamento mais eficientes das instalações.
  • Fornecer um plano para lidar com a obsolescência de equipamentos elétricosApoiar o gerenciamento de peças de reposição para maximizar a continuidade do serviço e evitar perdas significativas de produção e financeiras devido a paralisações

Para saber mais sobre nossos principais insights de uma década de resultados de auditoria, baixe nosso relatório e saiba mais sobre nossos serviços EcoConsult .

Outros artigos do

Nosso Blog

Design sem nome (66)
28.09.2023 | Por: administrador

Como uma nova geração de fontes de alimentação ininterruptas pode impulsionar operações mais sustentáveis

ver mais Seta icon
Design sem nome (67)
28.09.2023 | Por: administrador

A jornada de uma indústria rumo à análise preditiva em nível de sistema para o data center começa agora!

ver mais Seta icon
Design sem nome (68)
31.08.2023 | Por: administrador

A Brava e a Transformação Digital

ver mais Seta icon